SISTEMA DE COMANDO DOS CONTROLES DO AVIÃOLuigi Spacino Scarminio

Comando de flapes - Os flapes são comandados por alavanca (flapes mecânicos) ou por botão de acionamento (flapes elétricos) No FS aperte a tecla "F5" para recolher os flapes totalmente; "F6" para recolher os flapes aos poucos; "F7" para abaixar os flapes aos poucos e "F8" para abaixar os flapes totalmente.

Manete de potênciaManete de potência - A manete de potência nada mais é do que o acelerador do motor. No caso dos aviões de treinamento básico, a hélice é de passo fixo (suas pás não variam de inclinação), e portanto a aceleração do motor é traduzida também  por rotações da hélice. Portanto a potência desenvolvida pelo motor é ajustada pela manete de potência e indicada ao piloto através de um instrumento existente no painel chamado CONTAGIROS. No FS  "F1" Dimunui a potência totalmente; "F2" diminui a potência aos poucos; "F3" aumenta a potência aos poucos; "F4" potência total

Manete de misturamanete de mistura - A manete de mistura controla a mistura de ar e gasolina que será admitida no carburador. Quando levada toda à frente, a mistura será rica. À medida que for levada para trás a mistura será empobrecida (menor quantidade de gasolina), até o ponto mínimo, toda para trás.
    Na posição toda para trás, a mistura é cortada e o motor pára de trabalhar, por falta de combustível. Isto já vai levar você a concluir que o motor do avião é cortado pela manete de mistura e não pela chave de ignição, como no caso do automóvel. As teclas são as mesmas do manete de potência, apenas acrescidas de "Ctrl + Shift". ex: "Ctrl + Shift + F1" corta a mistura.

Chave de MagnetosChave de Magnetos - Esta chave liga o sistema de ignição do  motor e pode servir também para acionar o motor de arranque. No FS para selecinar a chave de magnetos aperte a tecla "M". As teclas "+" e "-" irão mudar a chave de posição.

Alavanca de Comando de Ar Quente - Esta alavanca aciona um dispositivo que permite um fluxo de ar quente sobre certas partes do carburador. A finalidade deste aquecimento é prevenir-se a formação de gelo no carburador, que pode levar à perda de potência ou mesmo à parada do motor. O ar quente é usado nos dias frios ou úmidos, durante vôos prolongados com potência reduzida. Como o ar quente rouba um pouco de potência do motor, durante as decolagens o comando do ar quente deverá estar sempre na posição desligado ou fechado. Tecla "H" para ligar ou desligar o ar quente

Voltar